quinta-feira, 25 de março de 2010

iPhone vence comparativo de precisão em telas

Smartphones equipados com telas sensíveis ao toque estão se tornando comuns. Mas será que todas as telas são iguais? Para descobrir a resposta a equipe do MOTO Development Group, empresa especializada em design de produtos responsável por aparelhos como o Media Player Zune HD, da Microsoft, elaborou um teste envolvendo um aplicativo de desenho e um robô industrial. E os resultados foram bastante variados

A idéia é simples: o robô foi programado para desenhar linhas diagonais na tela sensível ao toque. Observando a diferença entre os movimentos do robô, perfeitamente lineares, e a imagem registrada pelo aplicativo é possível determinar a precisão da tela de toque durante o uso.

Foram colocados sob teste seis smartphones de diferentes fabricantes: iPhone (Apple), Droid Eris (HTC), Droid (Motorola), Nexus One (Google/HTC), Pre (Palm) e BlackBerry Storm 2 (RIM). O iPhone foi o claro vencedor do comparativo, com linhas precisas não importa a pressão exercida pelo "dedo" do robô sobre a tela.



O segundo colocado foi o Nexus One, com ondulação significativa no teste leve. O pior colocado foi o Motorola Droid, com ondulação significativa nas linhas e vários pontos de "perda de sinal", ou seja, locais onde o sensor da tela deixou de registrar o movimento do robô.

Segundo os pesquisadores, tanta variação acontece porque a criação de um aparelho com tela sensível ao toque envolve múltiplos componentes que tem que ser cuidadosamente combinados: a tela, o processador de sinal, o software, etc. Cada fabricante tenta resolver o "problema" de seu jeito. Com o tempo e a estabilização da tecnologia, as diferenças no desempenho tendem a desaparecer.

Fonte: tecnologia.ig.com.br

0 comentários:

Postar um comentário